o que aconteceu?

Permita-me que vos fale de um sonho que costumava ser recorrente na minha infância - não tão distante de mim como pode o leitor julgar. Nas costas da minha casa, uma clareira íngreme descia para terminar num vale envolto em árvores de fruto e coníferas. Entre maceeiras e laranjeiras, pinheiros e roseiras silvestres, outra clareira trepava para formar a vertente norte do vale. Costumava sentar-me num banquinho de madeira, tardes inteiras, a imaginar que seres misteriosos viveriam no topo das árvores ou entre as folhas do medronho. Que esconderiam os grãos de terra? E que bichos habitariam o riacho que cruzava o vale? E eu por ali ficava, na esperança de descobrir algo que me saciasse a curiosidade e a vontade de me embrenhar nos mistérios daquela clareira. Então vinha o sonho - sempre o mesmo, reprodutível de forma exaustiva: à noite, enquanto dormia, era livre e audaz o suficiente para ultrapassar a desvantagem dos oito anos e me lançar à aventura. Voava, corria, dava a volta a todas as barreiras, trepava aos troncos mais altos para me orientar pela luz do sol e manter na mira o outro lado do vale.
Mas não conseguia. Nunca consegui. Todas as noites, o mesmo sonho inconsequente, a mesma angústia e a mesma sede, e quanto mais sabia daquele lugar tão pequenino e próximo, mais longe estava do norte, porque mais me interessavam os detalhes do vale. Comecei a perder-me na composição química, na anatomia do pormenor, na fisiologia da cor. Questionava a luz, o som e cada textura ou aroma. Calculava distâncias e não concluía nada de relevante.
Assim se passaram anos até perceber que tal sonho nunca se cumpriria, a não ser na complexidade da irresolução. Para sempre sem resultado - e eu jamais chegaria à clareira norte.

Hoje, sei: atrás da minha casa, o que havia era um horizonte profundo e infinito de possibilidades, moldado pelo contorno dos objetos que, a contra-luz, se colocavam ao topo da outra colina.  Um apelo à exploração que não pode ter fim.

----
Muitas vezes nos questionamos: o que aconteceu à Ciência em Portugal?
Onde estão os nossos Nobel, os nossos Pfizer ou os nossos Wolf? Onde estão os nossos prémios e galardões?
Será que nunca chegamos a lado nenhum? Será que Lisboa, Sagres e todos os outros portos nacionais são apenas partida para conquistas marítimas?

Eis a minha resposta: na corrida pelo conhecimento, há lugares ao alto que não servem para todos e a que nem todos chegam. Reservam-se a uma elite que não será mais do que a ponta do icebergue. Muitas vezes, caríssimo leitor, é nas profundezas de um vale sonhado que a exploração começa - para nunca acabar. Haja vontade e uma dose de loucura. Haja comunicação e circulação livre de informação, crítica e ceticismo na mesma medida, e editores que façam da obra estudada palavra fundamentada.  Uma revista online ou escrita, um apreço voluntário (ou nem tanto) pela partilha de conhecimento e um aprumo inestimáveis fazem as ferramentas ideias para despertar naquela que é uma das gerações mais bem preparadas de sempre o entusiasmo pela descoberta. É que um “não” nunca será suficente, como não serão suficentes três, quatro ou até mesmo uma dezena deles. Nós queremos e nós fazemos, desde a clareira de cá, à clareira de lá.

Porque Portugal é pequeno demais – e a História tem-no provado: nem o mar travou esta sede de levar a terra lusa a terra estranhas.

As conjunturas não podem fazer conjeturas. Está na hora de apagar barreiras e fronteiras, olhar a globalização com uma atitude de esperança no futuro, e não adivinhando desgraças eminentes. Colocar o pé noutra terra, não significa que abandonemos a nossa. É uma valorizar de ideias e atitude completamente novo e positivo.

O que aconteceu à Ciência em Portugal?
Muito simples: cresceu a um ritmo mais humano do que material. Somos maiores do que a nossa terra limitada a este e norte por Espanha, ou a oeste-sul pelo Atlântico. O que podemos fazer aqui é limitado apenas pela nossa lusa crença de que pertecemos aqui. O lugar onde nascemos é só isso: o lugar onde nascemos. Define-nos na medida da identidade, mas não nos confere a essência toda.

Mensagens populares