mar, metáfora da vida













"Diz-me o espelho que tenho ombros largos, olheiras profundas e nariz pronunciado. Rugas onde se entranha poeira a contar-me dos quarenta anos que carrego. Adivinho o mar, tenebroso e belo, ventre de vida aquosa, silenciosa, escondida e embalada pela espuma das ondas. Cloreto de sódio e hagá dois ó, fora todos os minerais, substâncias que me enchem cada poro e eu que preciso de fazer vida, com a ânsia de um louco. Deus esqueceu-se de mim." Assentou pela primeira vez a data, sinal de que o que ali se escreveu havia finado.
Guardou o manuscrito dentro da gaveta, ladeada por um enxoval de penas, tinteiros e papéis.
No convés, marujos de gestos ásperos e curtidos pelo sol e pelo sal, respiravam a vida que o mar lhes reservou. Longe da cárrega de um quotidiano preenchido por cargas e descargas, crianças a gritar, mulheres com o diabo no corpo ou mães lamechas. Longe da terra que louva o céu. E o conforto, caprichoso, teimou em não partir com eles.
A solidão dos últimos e dos únicos. Uns comidos pelo escorbuto, outros por bichos. Se houvesse gente com sorte, morriam de fome, que sempre era menos doloroso. E a força, abençoada força, que os impelia a içar a vela numa tentativa vã e quase infantil de reclamar o seu pedaço de dignidade.
Fome, bichos, doenças, loucura. Raiva, medo e saudade. E tudo isso era limpo, puro e cru, natural. Não havia naquele mastro uma mancha de corrupção nem a ilusão de uma felicidade insípida e sórdida. Se, a algum deles, faltava o dedo mindinho é porque a Natureza o reclamou; e se esta chegar a pedir-lhes o corpo e a alma, que os leve também.
Tinham as almas vazias de motivos para regressar ao calor dos braços de uma mulher, fosse ela mãe ou amante.
Por fim, a tempestade chegou, e trouxe um feixe de trovões e chuva e desgraça. O bom barco ficou feito em dois, e afundou levando ao fundo do oceano vil e herege a gente do capitão.

E nunca mais ninguém diga que mar é metáfora da vida.

Figueira, Julho de 2008

Comentários

'stracci disse…
Não sei se a opinião do texto é tua, mas é realmente semelhante à minha. Mais facilmente vejo o mar tenebroso, do que o vejo tranquilo.

Conheço esse título de algum lado.. Esclareces.me?

Mensagens populares