o limiar dos sentidos





Conhecimento.

.Este conceito abstracto fomenta as maiores questões metafísicas, de entre as quais se destaca a noção de realidade.
É certo que o conhecimento se trata do contacto cognitivo com a realidade e da relação estabelecida entre isso e o sujeito consciente. Além disso, é ainda possível afirmar que o conhecimento provém da experiência realizada pelo sujeito, assente na realidade em que está envolvido. Todavia, o próprio sujeito está inserido numa determinada cultura e sociedade sendo, por isso, levado por crenças e preconceitos que diferenciam a sua realidade da realidade de qualquer outro ser com uma cultura e sociedade distintas. Dessa forma, este conceito torna-se relativo e, por conseguinte, o próprio significado de conhecimento torna-se relativo. Contudo, tal dedução é errada, pois dessa forma não poderíamos aceitar qualquer descoberta que provenha do conhecimento, visto que esta iria ser distinta para cada povo, e não universal como acontece actualmente com as descobertas científicas.
Portanto, através da relação entre a realidade, o conhecimento e o sujeito consciente não conseguimos definir os conceitos referidos. Por convenção aceita-se por realidade aquilo que vemos, tocamos… enfim, presenciamos. No entanto, não será o mundo que nos envolve uma mera ilusão resultante dos nossos sentidos falaciosos?
Escher desenvolve uma nova realidade para definir aquela em que está inserido.
Define o mundo sensível como sendo a existência. O inteligível não passa de um mero alicerce para tudo aquilo criado mentalmente, mais verdadeiro e pormenorizado do que aquele que podemos tocar. È nesta realidade que ele se insere enquanto pessoa.
Também Descartes defende que as conjunturas que provêm do pensamento são aquelas que correspondem à realidade. Porém, não seremos apenas marionetas que desfilam no limite da ilusão, comandados por algo?
A meu ver não. O pensamento explica a este conceito e desenvolve o conhecimento… Afinal, apenas existo pensando.

**.

O autor não se dá pelo nome de Ana Luísa.


Mensagens populares