o sanatório

.
Não é só um hospital: é um depósito de homens, e não são uns homens quaisquer, são aqueles munidos de feridas, febre, dor, sangue, doença. Aqui, a carnificina é crua e lenta, a moléstia garante matar, mas demora a cumprir a promessa.
Há um velho que dorme de boca aberta; ressona ruidosamente, com muito esforço. Aos pés da cama tem um balde, contendo uma mistura de pedaços de vísceras e uma massa fluida e pardacenta; posso ver de fora a marca das olheiras a rodear a vista, as mãos roxas de tão geladas; posso sentir a pulsação fraca e a imundice que o envolve.
Mas não consigo sentir pena, nem compaixão, nem qualquer outro sentimento similar. Apenas desilusão por presenciar a forma degradante como o velho se deixou definhar numa cama de um hospital, de um sanatório!, apodrecendo em medicamentos, algálias, cateteres e sondas. Não o acudiria: o seu estado de decomposição não tem retorno, mas ficaria satisfeita se me concedessem o poder de lhe rasgar as feridas e o fazer vomitar.

O inimigo perfeito.
Acorda e olha-me de frente! Pára de gemer, pára de fingir que te mexes, pára de prometer que morres; porque não morres, ah, não, não! Continuas aí quase morto, jamais morto, a comer-me a clemência.

Não é só um hospital, é um depósito de homens, Homens, sangue, dor e doença, Homens!

Comentários

Mensagens populares