partir para ficar



"E tive medo. Pela primeira vez estremeci até aos limites da vida, não tanto, porém, da fúria do comboio, como dessa coisa insondável e enorme, tão grande para mim, que era partir. E então desejei ardentemente, profundamente, ficar."
Vergílio Ferreira, Manhã Submersa
Desejo ardentemente, profundamente, ficar em todos os lugares para onde partir. Não me quero de volta Aqui. Sou de Lá. E Lá não é ali, ou ali, ou ali: é Algures.

Olhamo-nos, eu e o espaço, frente a frente:
Ah, pudera ele saber como o detesto, cuspir-lhe na cara, pisá-lo e esmiuçá-lo! Pudera ele saber como lhe abomino as dimensões hediondas que se erguem em distâncias terríveis de suportar, como lhe abomino esse feitio semelhante a grilhões que nos amarram ao sítio onde nascemos, que, afinal, não é mais do que o sítio em que perecemos.

Interessante: quis ficar, agora quero partir. Partir, ficar, partir.
Partir para ficar.

Edit:

  
Fotografia de Trevor Triano, novamente daqui.



Comentários

Diego Felipe disse…
Distâncias mortificantes, que esmagam a todos impiedosamente. E entre lutar contra as distâncias e nos acomodar, alguns de nós escolhem a lida com as palavras, o que não é nem lutar como tampouco se acomodar. E fazemos isto como consolação, enquanto não temos condições de superar o espaço. Mas afinal, por que tanta indecisão? Ela tem seus motivos, que não necessitam de explicação verbal, necessitam apenas existir, para que não fique simplesmente vazia.

Mas o que causa tanta indecisão? Não digo só em ti, mas falo em todos. O medo de enfrentar algo maior que nós mesmos? A preguiça? Acomodação? Ou simplesmente o sentimento de impotência diante do que já estava aí antes de sequer existirmos?
pb disse…
Que saudades. A vontade era de que aquela semana pudesse ser um resumo de uma vida: chegar, ver e vencer, sair com glória e o sentido de dever cumprido. Dificilmente "ficaremos" novamente da mesma maneira que o conseguimos num período perdido, caído do céu, numa certa altura de 2010.

"The expected is just what keeps us steady, standing, still. The unexpected is what changes our lives..."
Filipe disse…
"The idea is to remain in a state of constant departure while always arriving." (Waking Life)

Mensagens populares