essencialismo


Interroguemos a essência, essa característica intrínseca do ser e da natureza. Interroguemo-la como ao condenado que na hora última se apresenta no purgatório, excomungado e excomungando-se, na assunção ingrata de se achar réu sem advogado.
As leis jurídicas ainda não se prendem à essência, mas com frequência a julgam. Como se a essência, que, dizia Sartre, vem só depois da existência, fosse passível de leituras vagas e superficiais. Vem de dentro, está dentro.
Faz-te homem. Homem. Homem com todas as letras, inequivocamente soletradas, sem olvidar o h, que ser maiúsculo. Faz-te Homem. Faz-te Humano. Existe, preenche-te, só então – e para mim então não chega - te poderás sentir na capacidade de questionar essências. Como se.
Condenemos a essência. Não nos deixemos ficar pela lista de perguntas, ainda que dentro dos parâmetros da constituição, dos direitos humanos, porque se temos leis em papéis, para quê olhar às leis interiores? Para quê uma leitura, por mais leve que seja, aos registos internos do bom senso, da razão?
Não! Condenação, culpado, martelo na mesa, o réu é culpado, o réu é condenado, o réu é culpado, o réu está julgado.
O réu está acabado. E este país não é o seu. E estas regras não são as suas. E esta plateia, que aplaude, não tem nada mais a acrescentar ao que sabia de antes.

Precede a essência, precede a essência.

Comentários

Mensagens populares