foi-se (dois)

Não era muito alta, tinha uns seios bem delineados, ainda que não demasiado opulentos, um rosto simétrico e de uma beleza genuína composto por um par de olhos invulgares, de um azul matizado de amarelo, e o cabelo, que transpirava saúde, castanho escuro e encaracolado, caía não muito abaixo dos ombros, num corte direito e trivial; as mãos finas e deliciosamente bem tratadas, a cintura delgada, o pescoço estreito. A boca movia-se lentamente, degustando o bolo, sugando o creme que saía pelas bordas a cada dentada.

Por um instante, o traste miserável fechou o olhos, como que consumindo, trabalhando, decompondo a imagem arrebatadora daquele organismo tão vivo entre tanta natureza morta. No momento seguinte, abriu-os: o sinal passara a verde, o carro arrancara, a figura deslumbrante evaporara-se, e a cidade, ébria, empertigava-se em toda a sua fealdade monocromática, berrante e cruel, não ficou mais mais bela, nem sequer mais feia.
Cuspiu a beata mais que mordida, ignorou o tráfego que seguia velozmente asfalto fora e pôs tudo o que era exposto ao perigo da velocidade dos camiões, autocarros, motas e automóveis, atravessando negligentemente a rua, absorto na sua imensa tristeza.
Compreendeu, então, que nem as pessoas mais belas acrescentavam ou tiravam beleza à cidade, que esta nos corroía languidamente, nos enchia os pulmões de fumo e matéria tóxica, nos embebedava de agitação e excitação tal era a correria com que a vida se desenrolava… Enfim tomou consciência de que era um parasita, que não trazia nada de novo ao mundo. Foi a sua última conclusão: no momento seguinte, já o seu corpo jazia sanguinolento na borda do passeio, completamente destroçado e irreconhecível. Mais à frente, com um baque estridente, uma montra caía em estilhaços, destruída por uma carrinha de transporte de valores fora de controlo.
A atmosfera exalava uma fragrância que pairava entre o caos e o histerismo, e a cidade não ficou mais mais bela,
       nem sequer mais feia.
.              E o Sol é sempre pontual todos os dias.

(O Guardador de Rebanhos disse o que está a itálico)

Comentários

Pickles disse…
Beleza feminina a comer bola de berlim e um corpo morto com sangue a escorrer na sarjeta.
O urbanismo é assim, um bocado podre.

Já tive um desenhito do escher no blog por trás do título, mas varreu-se nao sei para onde. Tens descrições tão reais que se tornam surrealmente belas e perturbadoras.

Mensagens populares