senhor neruda


Sendo o dia da obra dos poetas, faça o senhor a honra de entrar nesta casa, e mostrar à gente que nela mora que as cuecas que se esperneiam nos estendais são - nem mais, pouco menos - versos dedicados à roda dos dias e a quem neles se empoleira na sofreguidão da conquista [tentativa inócua]:


Acontece que me canso de meus pés e de minhas unhas,
do meu cabelo e até da minha sombra.
Acontece que me canso de ser homem.

Todavia, seria delicioso
assustar um notário com um lírio cortado
ou matar uma freira com um soco na orelha.
Seria belo
ir pelas ruas com uma faca verde
e aos gritos até morrer de frio.

Passeio calmamente, com olhos, com sapatos,
com fúria e esquecimento,
passo, atravesso escritórios e lojas ortopédicas,
e pátios onde há roupa pendurada num arame:
cuecas, toalhas e camisas que choram
lentas lágrimas sórdidas

Walking Around, Pablo Neruda

Comentários

Mensagens populares