flutuações


“Vamos morrer, disse Lídia, mas não se agarrou ao homem que estava deitado ao seu lado, como devia ser natural, as frágeis mulheres, em geral, são assim, os homens é que, aterrorizados, dizem, não é nada, sossega, já passou, dizem-no, sobretudo, a si próprios”
Jimmie Durham,
algures na exposição permanente da Coleção Berardo

Sou de cá.
Desembrulhei uma pastilha elástica, queres?, perguntei, não, obrigada, respondi.
Rebentava um balão quando a carrinha das mudanças chegou. Dali vi, como eu vi, a casa dos meus vizinhos ser arrumada em meia dúzia de caixas. Nisto não há nada de belo, eram só caixotes vulgares com as particularidades inúteis das suas vidas lá enfiadas, depois empilhadas ordeiramente na carrinha, depois levadas para outro lugar qualquer. Até podiam ir para a Indochina, é-me indiferente, e eu também não me importo. A família saiu em fila, entraram no carro, exceto a mãe, que lá tinha as suas íntimas razões para bloquear em frente da porta, olhando o prédio de frente: aqui aconteceu…
Já se foram, partiu a família inteira com as suas tralhas ao topo do cortejo. O maior problema foi o novelo que se formou quando, finalmente, se sentaram todos, em simultâneo, no mesmo espaço.

Comentários

Mensagens populares